Cliché
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 3340
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
Suporte: Vidro
-
Técnica: Gelatina sal de prata.
-
Dimensões (cm): Alt. 17,7 x Larg. 23,8
-
Descrição: Negativo em vidro, interior do Dispensário do Dr. Lopo de Carvalho na Guarda. Sala de consultas. Em primeiro plano secretaria de metal, com tinteiro, mata-borrão e jarra com flores. Hà direita armário de metal. Atrás da secretária na parede fotografia de homem - Dr. Fausto Lopo de Carvalho.. Hà esquerda da secretária em cima de coluna de metal o busto do Dr. Lopo de Carvalho.
Duas portas ledeiam a secretária, a da direita dá ideia de dar acesso a uma sala de espera. E a porta da esquerda a um gabinete de observação, vendo-se um armário com diverso material médico a aquilo que parece ser o inicío de uma marquesa.
-
-
Origem/Historial: O cliché encontrava-se no Dispensário Dr. Lopo de Carvalho da Guarda, por morte do Dr. Francisco José Pissarra de Matos em Fevereiro de 1987 o cliché foi enviado para sua casa na rua Dr. Lopo de Carvalho da mesma cidade assim como diversos objectos pessoais que se encontravam nesse Dispensário.
O cliché esteve em sua casa até que os seus filhos: Maria João Canotilho Pissarra de Matos Nascimento, Francisco António Canotilho Pissarra de Matos, Elisa Teresa Canotilho Pissarra de Matos, José Francisco Canotilho Pissarra de Matos e João Francisco Canotilho Pissarra de Matos o decidiram doar ao Museu da Guarda por carta datada de 22 de Janeiro de 2008, e foram aceites por despacho do Director do IMC Dr. Bairrão Oleiro em 14 de Outubro de 2008.
-
Incorporação: da familía Pissarra de Matos
-
Centro de Fabrico: Guarda/Portugal
Bibliografia
- MIRA, Ferreira; Carvalho, Lopo - La Lutte contre la Tuberculose. Lisboa: 1936