Cliché
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 3337
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
Suporte: Vidro
-
Técnica: Sal de prata.
-
Dimensões (cm): Alt. 18 x Larg. 24
-
Descrição: Negativo em vidro, com imagem da fachada principal do Dispensário Dr. Lopo de Carvalho na Guarda.
A fachada aparece coberta de hera, e na frontaria tem trés placards: um de ajuda à A.N.T. (Assistência Nacional aos Tuberculosos), outro com o nome do Dispensário, e um terceiro também com referência ao A.N.T.
-
-
Origem/Historial: O cliché encontrava-se no Dispensário Dr. Lopo de Carvalho da Guarda. Por morte do Dr. Francisco José Pissarra de Matos em Fevereiro de 1987, o cliché foi enviado para sua casa na rua Dr. Lopo de Carvalho da mesma ciade, assim como diversos objectos pessoais que se encontravam nesse Dispensário.
O cliché esteve na sua casa na rua Dr. Lopo de carvalho até que os seus filhos: Maria João Canotilho Pissarra de Matos Nascimento, Francisco António Canotilho Pissarra de Matos, Elisa Teresa Canotilho Pissarra de Matos, José Francisco Canotilho Pissarra de Matos e João Francisco Canotilho Pissarra de Matos o decidiram doá-lo ao Museu da Guarda, por carta datada de 22 de Janeiro de 2008, e aceite por despacho favorável do Director do IMC Dr. Bairrão Oleiro em 14 de Outubro de 2008.
O DDF/IMC detectou no suporte do cliché Deteriorações Fisica: riscos, inscrições (3337), Poeiras. Deteriorações Quimicas: dedadas. Deteriorações Biológicas: sijidade geral.
Na emulsão do cliché detectou Deteriorações Fisicas: riscos, poeiras, falhas. Deteriorações quimicas: sulfito de Ag, deterioração do substrato e dedadas Deteriorações Biológicas: sujidade geral.
O tratamento do suporte foi Água+Álcool, e o da emulsão fpo limpeza do pó.
-
Incorporação: da familía Pissarra de Matos
-
Centro de Fabrico: Guarda
Bibliografia
- MIRA, Ferreira; Carvalho, Lopo - La Lutte contre la Tuberculose. Lisboa: 1936