Descrição: Tríptico rectangular realizado em prata, com aplicações de esmaltes sobre estrutura de madeira de cedro. É constituído por um painel central e dois volantes laterais. O painel central está dividido em dois níveis. A representação da Natividade ocupa o inferior, com cerca de metade da altura do painel, enquanto a metade superior apresenta uma estrutura arquitectónica. Em primeiro plano é representada a Virgem Maria deitada numa cama, tendo sobr... Ver maise as roupagens o Menino Jesus sentado. Junto ao leito, à esquerda, São José sentado a dormir. No volante esquerdo dois registos dividem o painel sob arcos trilobados sendo apresentado no nível superior, A Anunciação, e no inferior, A Apresentação no Templo. No volante direito de estrutura idêntica ao volante oposto, representa no registo superior A Anunciação aos pastores e no registo inferior a Epifania com os três Reis Magos.
Origem/Historial: Segundo tardia tradição vimaranense, este altar fez parte dos bens da capela de D. João I de Castela, que ficaram em Portugal depois da derrota em Aljubarrota. Após a batalha o Mestre de Avis oeferece-o a Nossa Senhora da Oliveira, a quem pedira protecção nas vésperas do evento. Gaspar Estaço, na sua obra "Várias Antiguidades de Portugal", datada de 1615, foi verdadeiramente o primeiro estudioso da oferta de D. João I. O retábulo t... Ver maiseria sido mandado fazer pelo Mestre de Avis, com a prata que ofereceu a Nossa Senhora da Oliveira.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Incorporação: Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
Bibliografia
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GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães, guia de turismo. Guimarães: Câmara Municipal Guimarães, 1940.
SANTOS, Manuela de Alcântara; SILVA, Nuno Vassallo e - A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1998.
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PIMENTEL, António Filipe, A Arquitectura Imaginária: pintura, escultura, artes decorativas. Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 2012.
Exposições
Exposição Retrospectiva da Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola
Lisboa
Exposição Física
XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura.
Lisboa
Exposição Física
Agelorum - Anjos em Portugal
Museu de Alberto Sampaio
11/5/2012 a 14/10/2012
Exposição Física
A Arquitectura Imaginária: pintura, escultura, artes decorativas