Descrição: Cofre de base rectangular com tampa de cinco faces. A base é decorada nos lados, por motivos vegetalistas e com brasão de armas dos Cunhas adossado em placas com esmalte. As faces principais estão decoradas com a inscrição em caracteres góticos dividida em três registos por um torçal que ornamenta de forma idêntica a tampa e as arestas do cofre. A tampa é igualmente ornada com motivos vegetalistas. A fechadura e lingueta em prata branca são do século XVII.
Origem/Historial: No inventário da Colegiada, realizado durante o reinado de D. Afonso V, muito provavelmente em 1476, encontramos uma das primeiras referências documentais a este cofre-relicário: It outra arca de rreljqujas dourada q mãdou ffazer lujs basque com suas armas e q pesou sete marcos e meo. De facto, e segundo a legenda, foi o Prior da Colegiada D. Luís Vasques da Cunha que o mandou fazer para proteger as relíquias dos mantos de Jesus Cristo, Nossa Senhora, dos Apóstolos e de outros santos e santas.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Incorporação: Transferência da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães.
Bibliografia
AZEVEDO, Torcato Peixoto - Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães. 2ª Edição. Guimarães: Paulo Tiago Monteiro Dias de Castro, 2000.
BELINO, Albano - Arqueologia cristã. Lisboa: Empresa História de Portugal, 1900.
CALDAS, António José Ferreira - Guimarães: Apontamentos para a sua História. Guimarães: Câmara Municipal; Sociedade Martins Sarmento, 1996.
GUIMARÃES, Alfredo - Exposição de Arte Sacra. Lisboa: Ed. Nação Portuguesa, 1928.
GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português: Elementos para a sua História: Guimarães. Vila Nova de Gaia: Edições Pátria, 1935.
SANTOS, Manuela de Alcântara; SILVA, Nuno Vassallo e - A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1998.
Exposições
Exhbition of Portuguese Art (800-1800)
Reino Unido, Londres ( Royal Academy of Arts )
Exposição Física
XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura.