Descrição: Rosário constituído por contas de madeira nas "Avé-Marias" e de filigrana nos "Pai-Nossos" com cruz dourada de decoração incisa em espinha e berloque de fio dourado na extremidade. O rosário corresponde a uma tipologia seiscentista, sendo dificil fixar a sua origem.
Revisão feitta em Abril/2021
Rosário com contas enfiadas sem corrente de metal. Cruz de canovão, decorada com espinhado. Está colocada sobre uma mísula gomada. É rematada no topo ... Ver maispor uma boela de prata dourada.
Devia ter 15 Padre Nossos, mas falta 1.
Possui 14 Padre Nossos.
Total de mistérios 15: 13 mistérios com Avé Marias, 2 mistérios com 9 Avé Maria.
Origem/Historial: O rosário corresponde a uma tipologia seiscentista, sendo difícil fixar a sua origem. A filigrana foi amplamente desenvolvida tanto no sul da Espanha, como na Sicília, na Índia e na China, entre outros, facto que tem provocado várias confusões na classificação de diversas obras geralmente atribuídas a oficinas orientais. A presença das contas de madeira (calambuco?) no presente exemplar pode, contudo, sugerir-nos uma obra executada... Ver mais na Índia cristã - Silva, Nuno Vassallo e, "A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio".
SANTOS, Manuela de Alcântara; SILVA, Nuno Vassallo e - A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1998.