Descrição: O Arcanjo São Miguel, de armadura, capa e escudo empunha uma espada na mão direita e uma cruz na esquerda. A seus pés vê-se um dragão de patas levantadas. No lado direito da pintura vê-se a figura cortada de Santa Margarida com uma cruz nas mãos juntas. No lado esquerdo da pintura apenas se divisa o cotovelo esquerdo de um São Sebastião e três setas à altura do tronco.
Origem/Historial: Esta pintura encontra-se muito amputada e representava originalmente São Sebastião, São Miguel (ao centro) e Santa Margarida. Na largura, verifica-se a ausência de bordos não pintados, de um lado como do outro, e é bem possível que o painel tenha sido reduzido a cerca de metade da sua dimensão original. É proveniente da igreja de São Miguel do Castelo.
Incorporação: Transferência
Bibliografia
CARVALHO, José Alberto Seabra - Problemas da pintura quatrocentista: obras isoladas e oficinas regionais. In "História de Arte Portuguesa". Lisboa: Temas e debates, 1995.
DIAS, Pedro - O Gótico. In "História da Arte em Portugal" Lisboa: Alfa, 1986. Vol. IV.
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães, guia de turismo. Guimarães: Câmara Municipal Guimarães, 1940.
SANTOS, Reinaldo dos - Os Primitivos Portugueses: catálogo-guia: Comemorações Nacionais de 1940. 3ª edição. Lisboa: [s.n.], 1940.
SERRÃO, Vitor; VANDEVIVERE, Ignace; CARVALHO, José Alberto Seabra; RODRIGUES, Dalila - A colecção de pintura do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: IPM, 1996.
GRAÇA, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo – Angelorum. Anjos em Portugal = Angels in Portugal. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2012.