Descrição: Ocupando quase todo o quadro, a figura de Cristo crucificado, com perisónio muito pregueado. De cada lado da cruz, dois anjos segurando cálices, aparam o sangue de Cristo. Aos pés da cruz, à esquerda, a Virgem das Dores com o peito trespassado por sete espadas; à direita, o apóstolo S. João, ajoelhado, de vermelho. Em fundo, um rochedo, casario, e à direita, um sepulcro de pedra.
Origem/Historial: Proveniente da Igreja do Convento do Carmo em Guimarães. Descoberto em 1928 no coro baixo daquela igreja.
Bibliografia
António Vaz e outros pintores da sua época em Guimarães. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 1982
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães, guia de turismo. Guimarães: Câmara Municipal Guimarães, 1940.
GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português: Elementos para a sua História: Guimarães. Vila Nova de Gaia: Edições Pátria, 1935.
SERRÃO, Vitor; VANDEVIVERE, Ignace; CARVALHO, José Alberto Seabra; RODRIGUES, Dalila - A colecção de pintura do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: IPM, 1996.
GRAÇA, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo – Angelorum. Anjos em Portugal = Angels in Portugal. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2012.
Exposições
Os Primitivos Portugueses
Lisboa
Exposição Física
António Vaz e outros pintores da sua época em Guimarães