Descrição: Lenço de namorados de traje do Minho, de forma quadrangular, de cambraia de algodão branco com bordado manual executado com fio de algodão da mesma cor, a pontos cheio, cordão, pé de flor, crivo, ilhós e recorte, e bordado com fios de algodão vermelho e azul, a ponto de cruz. Barra formando motivos florais e vegetalistas. No centro, bordado representando figuras femininas e motivos de simbologia amorosa com monograma "FMIC" e a legenda "AMOR NOS UNIO", enquadrados por motivos florais e vegetalistas.
Nos cantos, albarrada bordada, ladeada pelos versos: "Cada vez nosso laço/Mais aperta o doce nó,/Pois iguaes em sentimentos/Nós ambos somos hum só./Ambos juramos firmeza/Em nossa ditoza união;/Morrer juntos sim,/Mais deixar de amar não/Unão-se as nossas vontades/Como também nossa mão,/Unão-se a minha à tua alma/Teu ao meu coração./O céu benigno porteje/Hum e outro coração,/O amor nobre e virtuozo/Tem por coroa a união".
Incorporação: Museu Nacional dos Coches
Centro de Fabrico: Minho
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje: TEIXEIRA, Madalena Braz (coord) - Trajes Míticos da Cultura Regional Portuguesa. Lisboa: Electa-Lisboa, 1994. catálogo da exposição