Dimensões (cm): Comp. Mangas: 34 x Alt. 44 x Larg. Costas: 39,5
Descrição: Corpo de vestido de seda canelada cor-de-rosa, com folhos de mousseline da mesma cor. Grande decote redondo, guarnecido com folhos sobrepostos de mousseline plissada, guarnecida com rouche da mesma mousseline e grande gola de renda mecânica creme com decoração floral e vegetalista tendo, na frente, aplicadas flores recortadas de tafetá de seda creme bordadas com fios de seda em tons de amarelo, verde, castanho e branco, a pontos cheio e caseado. Corpo justo, armado com barbas no interior. Aberto na frente. Frentes drapeadas, franzindo junto à abertura. Sobre a abertura, aplicações de mousseline, sugerindo flores.
Manga curta, franzida na extremidade superior e formando tufos. Na extremidade inferior, tufo de mousseline de seda com folho plissado e rouche. Costas com costura central, com drapeados e pequeno bico na extremidade inferior. Forro de tecido de algodão branco. Aplicação de fita de cintura de tecido de algodão creme lavrado, apertando com dois colchetes de metal pobre dourado. Aperta no decote, franzindo, com fita de algodão creme e, nas frentes, com doze colchetes de metal.
Origem/Historial: Pertenceu a Rosa Isabel d'Abreu Beirão (1859-1940).
Incorporação: Maria Fernanda de Melo Beirão
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - A Moda do Século, 1900-2000. Lisboa: Museu Nacional do Traje, 2000. Catálogo de exposição