Colcha indo-portuguesa
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 14409
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16/17
-
-
Técnica: Tafetá; bordado.
-
Dimensões (cm): Comp. 275 x Larg. 225
-
Descrição: Colcha indo-portuguesa ("Justiça de Salomão") com fundo de algodão branco cru pespontado e bordado com fio de seda amarela (tussar) a ponto de cadeia. Colcha organizada por um medalhão central rectangular de grande dimensão e duas cercaduras. No centro do medalhão, cena organizada em três registos divididos por tarja com decoração em “X”. No registo principal, cena com três figuras masculinas: duas delas encontram-se sentadas junto de uma mesa ou estrado (?); uma terceira figura toca um instrumento de cordas. No registo superior inserem-se três edificações (casas) e, no inferior, bustos de quatro figuras masculinas emplumadas, apresentando chapéu e escudos. Todo este espaço central é rodeado por cercadura composta por elementos fitomórficos com cantos marcados onde se inserem veados. O rectângulo central apresenta dois registos, superior e inferiormente, de formato trapezoidal, nos quais se insere uma figura masculina com uma feminina e duas masculinas, respectivamente, representadas em poses dinâmicas.
Os cantos do medalhão são marcados por reservas em formas de um quarto de círculo nas quais se inserem, num caso, duas figuras masculinas com uma feminina e, nos restantes, três figuras masculinas com casario. Nas cabeceiras e nas zonas laterais do campo, quatro reservas que contêm homem e galgo e dois homens tendo ao centro um elemento vegetal. O campo do medalhão é preenchido por cenas de caçadas, com cavaleiros, alguns com arco e flecha, em poses muito dinâmicas denunciando as suas variadas acções, e vários animais: coelhos, lebres, veados, e restantes quadrúpedes. Registe-se a ausência de aves. O medalhão é enquadrado por cercadura com elementos fitomórficos apresentando
cantos marcados com motivos de flor (octofólio). A cercadura principal, de fundo em quadrícula, apresenta oito medalhões circulares correspondentes aos quatro cantos e aos quatro centros. Neles inserem-se dois homens com elemento de tronco de árvore, contando-se, todavia, duas excepções com a representação de homem e mulher ladeando tronco de árvore/ou elemento vegetal (correspondendo ao primeiro medalhão da cabeceira inferior esquerda, e ao segundo central direito). O restante espaço é preenchido por animais (veados?). A cercadura exterior, mais estreita, é composta por malha quadrangular com quadrifólio. Cada cercadura é ladeada por uma tarja, muito estreita, com motivos em forma de losangos.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu à Colecção Vilhena (n.º 26).
-
Incorporação: Casa Antiquália
-
Centro de Fabrico: Região de Hugli, Bengala, Índia
Bibliografia
- KARL, Barbara - Embroidered Histories. Indian Textiles for the Portuguese Market during the Sixteenth and Seventeenth Centuries. Wien: Böhlau Verlag Wien Köln Weimar, 2016.