Descrição: Tinteiro com a esfera armilar, as armas dos Duques de Bragança e Nossa Senhora da Oliveira que tem na mão direita um ramo de oliveira e no braço esquerdo o Menino. O Menino também possui na sua mão esquerda um ramo de oliveira.
Origem/Historial: Este tinteiro faz parte de um conjunto de três, provenientes da Câmara de Guimarães, não sendo a sua datação anterior aos meados do século XVI. Em 1735, pelo menos, ainda o conjunto se encontrava na Casa do Senado. Segundo o testemunho do Tombo Municipal: numa casa estavam os «tres tinteiros grandes de prata lavrados com suas Armas Reais e outros varios feitios com a imagem feito tudo de prata de Nossa Senhora da Oliveira como tambem as Armas de Guimarais com suas cobertouras tambem de prata, e são estes tinteiros do feitio de caldeiras, e tera cada hum pouco mais ou menos dous marcos de prata e tem tres poeiras de prata tabem lavradas (...)» (BRAGA,Alberto Vieira - Admnistração Seiscentista do Município Vimaranense. Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães, 1992. P. 298).
Oferta dos Duques de Bragança ao Senado da Vila.
Bibliografia
BRAGA, Alberto Vieira - Administração Seiscentista do Município Vimaranense. Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães, 1953.
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães, guia de turismo. Guimarães: Câmara Municipal Guimarães, 1940.
SANTOS, Manuela de Alcântara; SILVA, Nuno Vassallo e - A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1998.
Exposições
Exposição Retrospectiva da Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola