Frontal de altar
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS T 22
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 15
-
-
Técnica: Veludo
-
Dimensões (cm): Alt. 104 x Larg. 300
-
Descrição: A dimensão de um frontal, destinado a revestir a parte da frente de um altar, permite normalmente a percepção mais completa do tecido ou bordado que o constituem. Os quatro panos completos deste frontal revelam um dos tecidos paradigmáticos dos veludos italianos do final do século XV, integrável na tipologia «a griccia».
Num veludo lavrado e anelado com fio metálico dourado, define-se uma estrutura ornamental de grande dimensão, em que o desenvolvimento fotomórfico, vertical e sinuoso, é interrompido por uma corola polilobada contendo a flor do cerdo, motivo recorrente na ornamentação têxtil do final de quatrocentos e do século seguinte. Tecidos deste tipo são atribuíveis a oficinas florentinas ou venezianas.
A frontaleira, parte integrante de um frontal, é definida pela aplicação de fio metálico dourado, enquanto que a divisão dos painéis é obtida por tiras de brocatel amarela, de seda e fio metálico.
Teresa Alarcão
Frontal de altar que integra o conjunto dito de "Stº. Estevão" de veludo carmim, lavrado e bordado a fio e lâmina de metal dourado. A frontaleira é constituida por 4 painéis e duas partes com cerca de 1/3 da largura. O campo é preenchido com 4 painéis centrais, sendo o último da esquerda resultante de aproveitamentos de materiais na base (o brocatel é igual ao da casula T 19), existe uma banda de veludo muito recuperado de produção diferente. A separação entre painéis , na vertical é establecida por barras de brocatel (fio de seda e metal dourado) amarelo, salientadas por galão de seda vermelho e metal dourado indiciando o século XVI. Todo o conjunto constitui um excelente trabalho de reutilização de materiais nobres.
Manuela Pinto da Costa
-
-
-
Incorporação: Fundo antigo
-
Centro de Fabrico: Veneza ou Florença, Itália
Bibliografia
- BASTOS, Carlos - Arte Monumental dos Tecidos. Porto: [s.n.], 1954.
- GUIMARÃES, Alfredo - Exposição de Arte Sacra. Lisboa: Ed. Nação Portuguesa, 1928.
Exposições
-
Exposição de Arte Sacra
- Guimarães
- Exposição Física