Dalmática
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS T 26
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Veludo; damasco
-
Dimensões (cm): Alt. 138 x Larg. 115
-
Descrição: O recursos a tecidos diferentes, dentro da mesma gama cromática, permite a definição da estrutura formal da dalmática, destacando painéis e tiras ornamentais, sublinhadas pela aplicação de galões.
O veludo cortado utilizado nestes elementos contrasta, pelo brilho e homogeneidade da teia de pêlo, com o tecido do corpo de peça. Través da técnica do damasco, a ornamentação é obtida pela alternância, à superfície do tecido, do efeito da teia e tra...
Ver maisma, marcando o contraste de brilho e opacidade, revelador dos motivos.
A série de duplos círculos, ligados por anéis, definidos por preenchimento reticulado miúdo e ornamentação intercalar fitomórfica, contém flor de lótus. Inscreve-se numa tipologia que ascende as século XIII, reveladora da forte influência orientalizante, mas integrando elementos muito comuns ao século XVI, como o preenchimento reticular. A origem do fabrico deste tipo de damasco tem sido atribuída a oficinas espanholas; contudo, a montagem da dalmática deverá ter sido executada por paramenteiros nacionais.
TA
Dalmática em veludo roxo e damasco da mesma cor, lavrado, com galão em fio de ouro. Na frente e costas, existem dois paineis ornamentais em veludo roxo.
LMNRS Fechar
-
-
-
Incorporação: Fundo antigo
-
Centro de Fabrico: Espanha