Técnica: Veludo cortado de dois altos, lavrado a fio dourado com anelado de um alto; pequenos anéis de ouro dispersos no veludo.
Galão: bordado, largo.
Passamanarias: argolas de metal.
Dimensões (cm): Alt. 138 x Larg. 108
Descrição: Dalmática; tecido lavrado; sebastos bordados, duas edículas e fragmento de tecido de uma terceira na frente e costas; galão bordado e galão estreito, tecido, a debruar os sebastos; galão largo, tecido, a debruar toda a peça, de fabrico posterior; passamanarias; fragmebnto de bordado no topo do sebasto, frente e costas, de fabrico mais tardio.
O Paramento de Santo Estevão inclui duas dalmáticas. Destinadas aos diáconos ou coadjuvadores na celebração litúrgica, apresentam-se como túnicas amplas, de mangas curtas e largas. Foram executadas num veludo carmim e ouro, semelhante ao da casula, adulterado por vários acrescentos de tecido e bordado, com características substancialmente diferentes.
Contudo, conservam grande parte do sebasto original em que, com grande capacidade formal e técnica, são representados Santo Estevão e S. Paulo, dentro de edículas com estruturas arquitectónicas bem definidas, integráveis na tipologia flamenga quinhentista. Na presente dalmática é igualmente representada uma figura, não identificada, nimbada e ostentando lança, provavelmente associada ao martírio de Santo Estevão, correspondendo na segunda dalmática à representação de um profeta, com filactera.
Ornamentação: representação de imaginária em edículas; no fragmento de veludo bordado, motivos vegetais.
Figuras com dalmática e alva; figuras com manto e túnica, auréola e atributos. Enquadramentos arquitectónicos.
Iconografia: Frente (?): Santo Estevão, tonsura, veste de diácono, cabeça ferida (?), segura pedras em pano que lhe pende do ombro. S. Paulo, espada e livro fechado.
Costas (?): Santo Estevão, descrição semelhante à anterior. Figura de velho com lança (?), túnica com cabeção ornamentado, auréola.
Teresa Alarcão
Dalmática de veludo carmim, lavrado e bordado. Apresenta sebastos bordados com motivos hagiológicos e geométricos, aplicados e contornados por galões dourados que igualmente debruam toda a peça. Os motivos do veludo são de grandes dimensões, desenvolvem-se verticalmente em movimentos serpenteantes, acompanhando palmetas, alcachofras e elementos vegetalistas constituidos por flores e folhas.
Bordados directos.
Sebasto da frente: Santo Estevão e S. Paulo;
Sebasto das costas: Santo Estevão e Gamaliel (?).
Figuras enquadradas por elementos arquitectonicos renascentistas.
Manuela Pinto da Costa
Origem/Historial: Utilizado nas cerimónias da Capela de Santo Estevão (?) na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães
Incorporação: Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães
Centro de Fabrico: Tecido: Florença (Itália); Bordados: Inglaterra? Países Baixos?
Bibliografia
ALARCÃO, Teresa; CARVALHO, José Alberto Seabra - Imagens em paramentos bordados: séculos XIV a XVI. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993.
BASTOS, Carlos - Arte Monumental dos Tecidos. Porto: [s.n.], 1954.
CALDAS, António José Ferreira - Guimarães: Apontamentos para a sua História. Guimarães: Câmara Municipal; Sociedade Martins Sarmento, 1996.
GUIMARÃES, Alfredo - Exposição de Arte Sacra. Lisboa: Ed. Nação Portuguesa, 1928.
GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português: Elementos para a sua História: Guimarães. Vila Nova de Gaia: Edições Pátria, 1935.
MORAES, Maria Adelaide Pereira de - Velhas Casas VIII: Casa do Cano ou do Salvador. "Boletim de Trabalhos Históricos". Guimarães: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Vol. 32 (1981), p. 15-120
Exposições
Exposição de Arte Sacra
Guimarães
Exposição Física
Imagens em Paramentos Bordados - séculos XIV a XVI