Descrição: Imagem de São Gregório Magno, papa, representado de corpo inteiro, de pé, na cabeça tiara cónica com a tríplice coroa, da parte posterior da tiara surgem os pendentes a cair sobre as costas. Traja indumentária papal, com a capa presa com uma espécie de medalhão sobre o peito. Na mão direita dois anéis, um no dedo anelar e outro no indicador, na mesma mão segura a cruz papal. Na mão esquerda tem pelo menos um anel no dedo anelar, e segura ainda um livro aberto.
Escultura de São Gregório Magno, um dos quatros doutores da Igreja Latina cuja obra literária foi uma das mais traduzidas e parafraseadas ao longo da Idade Média. O Liber Dialogorum, que se contava entre as obras que Mumadona Dias no século X ofereceu à biblioteca do Mosteiro de Santa Maria de Guimarães, inspirou, a partir do século XV, as conhecidas representações iconográficas da «Missa de São Gregório Magno» em que Cristo Crucificado e os Instrumentos do seu martírio aparecem sobre o altar no momento da consagração, representação de uma lenda que se refere à doutrina gregoriana sonbre a eficácia da oração e do sacrifício eucarístico na libertação das almas do Purgatório. De ideação compacta, o Papa reformador da liturgia romana enverga a indumentária pontifícia, com báculo pontifical e tiara cónica com a tríplice coroa. Habitualmente, o seu principal atributo é uma pomba, símbolo do Espírito Santo, pousada sobre o ombro ou junto ao seu ouvido, aludindo à inspiração divina dos seus escritos, evocados neste exemplar pelo livro aberto que exibe na sua mão esquerda. A inclinação da cabeça e o avanço da perna esquerda rompem discretamente a rigidez simétrica da atitude, animando de forma pouco expressiva a organização convencional dos panejamentos singelamente decorados com motivos vegetalistas esquemáticos. O rosto de traços severos, sem barba, é de expressão solene, sem individualidade. (RM)
Incorporação: Comprada ao antiquário, Joaquim Gonçalves Carneiro, da Póvoa de Varzim, morador na Rua Marquês do Pombal, 13. - ver livro manuscrito de correspondência, nº 8, ofício 87, de 21 de Janeiro de 1954.
Bibliografia
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães: Guia de Turismo. 2ª edição. Guimarães: Câmara Municipal, 1953.