Descrição: Imagem de Santa Margarida, representada de corpo inteiro, de pé, cabelos soltos sobre os ombros, com pano a cobrir os mesmos. Veste manto e túnica. Na sua mão esquerda segura um livro fechado de encontro ao corpo, a mão direita não existe. Está representada a calcar um dragão. Apresenta restos policromia.
Origem/Historial: Segundo a sessão de 29 de Julho de 1925, da Sociedade Martins Sarmento, temos conhecimento de que a junta da Paróquia da Freguesia da Oliveira, tinha cedido a titulo de depósito esta imagem, que se encontrava abandonada a um canto da sacristia da Igreja de São Miguel do Castelo, (Revista de Guimarães: 1925, p. 229).
Bibliografia
CARDOSO, Mário - Boletim. "Revista de Guimarães". Guimarães: Sociedade Martins Sarmento. Vol. 35 (1925), p. 53-71.
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães: Guia de Turismo. 2ª edição. Guimarães: Câmara Municipal, 1953.
GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português: Elementos para a sua História: Guimarães. Vila Nova de Gaia: Edições Pátria, 1935.
GUIMARÃES, Alfredo - Santa Margarida. In "Estudos do Museu de Alberto Sampaio". Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 1953. Vol. 3.
TEIXEIRA, Maria Emília Amaral - O Museu Regional de Alberto Sampaio em Guimarães. "Colóquio: Revista de Artes e Letras". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Nº 19 (1962)