Descrição: As mutilações que sofreu não obliteraram o essencial da vigorosa qualidade desta escultura de São Paulo. O comportamento dos panos adapta-se ao enérgico movimento de rotação do corpo, voltando a cabeça a 3/4, divergindo do avanço da perna esquerda, a denunciar a vontade deste escultor em reflectir não só a verosimilhança da anatomia, mas também, ao nível da expressão, o carácter enérgico do príncipe dos apóstolos. A concepção do rosto não cedeu à intemporalidade da idealização. Talhado com realismo, apresenta um semblante de patriarca, de longas barbas estruturadas com exuberância. Na mão direita segura um livro aberto como predicador do Evangelho e autor das Epístolas.
Por: Rui Maurício
Incorporação: Ver observações.
Bibliografia
D. Manuel e a sua época nas colecções do Museu de Alberto Sampaio. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2001.
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães: Guia de Turismo. 2ª edição. Guimarães: Câmara Municipal, 1953.
Exposições
D. Manuel e a sua época - Nas colecções do Museu Alberto Sampaio