Descrição: Imagem de um Anjo, de cabelo comprido, veste túnica com cordão à cinta, facha ao peito. Falta-lhe ambas as mãos.
Apesar da imprecisão das proporções e da sujeição da anatomia aos panejamentos, os dois anjos provenientes da capela da Casa da Aveleira acusam permeabilidade ao ambiente hspano-flamengo que domina a personalidade dos escultores da época manuelina. Ablusadas pelo cinto de corda, caído com naturalidade abaixo dos joelhos, envergam longas túnicas de praguado simétrico longitudinal interceptado pela marcação oblíqua das faixas. As cabeleiras fartas, dde grande qualidade táctil, envolvem o volume do rosto, de expressão compungida, revelando domínio n aparticularização. Os anjos são um tema iconográfico de grande éxito no reinado de D. Manuel, sobretudo pela difusão do culto do Anjo Custódio, devendo, neste caso, pelos movimentos dos braços, apresentar originalmente, como mensageiros de Deus, tarjas ou filactérias com prováveis inscrições.
Por: Rui Maurício
Incorporação: Veja-se livro de correspondência manuscrito, nº 7, ofício nº 10, de 23 de Março de 1949. Adquirida com o subsídio anual da Câmara Municipal de Guimarães.
Bibliografia
D. Manuel e a sua época nas colecções do Museu de Alberto Sampaio. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2001.
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães: Guia de Turismo. 2ª edição. Guimarães: Câmara Municipal, 1953.
GRAÇA, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo – Angelorum. Anjos em Portugal = Angels in Portugal. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2012.
Exposições
D. Manuel e a sua época - Nas colecções do Museu Alberto Sampaio