Descrição: Antipêndio policromado. Com fundo claro decorado com motivos "rocaille", em relevo. Ao centro umas armas encimadas por elmo: do lado esquerdo é vermelho e tem 6 Vieiras, lado direito azul com Carvalho (?).
Origem/Historial: Fazia parte da Capela Privativa do Senado, que se localizava nos Antigos Paços do Concelho de Guimarães. As armas que nele se encontram representadas, correspondem às do Dr. Baltazar Vieira de Carvalho, do Desembargo d'el rei" e que viveu no século XVI. O Museu possui também uma pintura quinhentista, patenteando o Pentecostes, no qual aparece representado o doador, presumindo alguns autores que se tratada figura do Dr. Baltazar Vieira de Carvalho.
Apesar de nele (Antipêndio) ter apostas as armas do Dr. Baltazar Vieira de Carvalho, é uma obra do século XVIII, em estilo rococô.
Bibliografia
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães: Guia de Turismo. 2ª edição. Guimarães: Câmara Municipal, 1953.
MORAES, Maria Adelaide Pereira de - Velhas Casas VIII: Casa do Cano ou do Salvador. "Boletim de Trabalhos Históricos". Guimarães: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Vol. 32 (1981), p. 15-120