Vestido de noiva/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 36132
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1926
-
-
Técnica: Tafetá (crepe); tecido bordado.
-
Dimensões (cm): Comp. Mangas: 56 x Alt. 120 x Larg. Ombros: 37
-
Descrição: Vestido de noiva de tafetá (crepe) de seda branco pérola, bordado a ponto de cadeia com fio de seda branca e fio de prata laminado, formando decoração geométrica no corpo e decoração floral e vegetalista estilizada na barra da saia. Decote redondo na frente. Corpo cortado a direito e largo. Manga comprida. Cortado sob a cintura, formando recortes. Saia direita franzida sob os recortes. Decote, frente, punhos e cintura bordados formando motivos geométricos. Extremidade inferior da saia, com barra bordada e recortada, formando motivos florais e vegetalistas estilizados. Na frente, sobre o bordado, aplicação de pequeno ramo de botões de laranjeira em cera.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu a Adelaide Teixeira. Casou com António Prazeres em 28 de Junho de 1926, na Igreja Matriz de Almeida (Beira Alta).
Existem duas versões familiares sobre a origem do vestido. Uma refere que veio de Paris; outra versão indica tratar-se de uma cópia dum modelo parisiense, feito na Guarda, mas mandado bordar a prata em Lisboa (o bordado teria custado 400$00).
-
Incorporação: Duarte Nuno Teixeira dos Prazeres
-
Centro de Fabrico: Paris? Guarda? Lisboa?