Vestido de baptizado/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 36133
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1930
-
-
Técnica: Sarja; renda de bilros; cetim.
-
Dimensões (cm): Alt. 66 ; Capa: 46 x Larg. Ombros: 20 ; Manga: 17
-
Descrição: Vestido de baptizado com capinha em sarja de lã creme com aplicação de entremeios, rendas de bilros da mesma cor e fitas de cetim de seda creme. Decote redondo. Manga comprida. Cortado na cintura. Saia comprida e franzida na cintura. A guarnecer a extremidade aplicação de renda de bilros recortada. Totalmente aberto na frente, aperta com seis molas de metal pobre prateado. Unida ao decote, capinha do mesmo tecido, formando bicos na frente e atrás com aplicação de entremeio de renda e totalmente guarnecida com folho e totalmente guarnecido com folho de renda igual ao da extremidade do vestido. Junto ao decote, aplicação de laçada com grandes pontas de fita de cetim creme.
-
-
Origem/Historial: O fato de batizado foi adquirido em Paris, por Adelaide Dias Saraiva cunhada de Adelaide Saraiva Teixeira dos Prazeres e de António José dos Prazeres (1926) e madrinha de batizado do terceiro filho do casal.
O fato foi utilizado para as cerimónias de batizado dos restantes filhos do casal (19 na totalidade, tendo sobrevivido 15).
-
Incorporação: Duarte Nuno Teixeira dos Prazeres
-