Corpo de vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 5694
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1880/1890
-
-
Técnica: Seda canelada; tecido lavradao e espolinado; galão.
-
Dimensões (cm): Comp. Manga: 70 x Alt. Frente: 53
-
Descrição: Corpo de vestido de lã canelada azul escura. Cós alto de tecido lavrado em tons policromos formando xadrez e espolinado a preto formando listras. Aberto na frente formando bicos, sugerindo casaco. Corpo justo com aplicação de tecido lavrado formando xadrez. Frentes e extremidade inferior guarnecidas com galão bordado com missangas e vidrilhos facetados pretos. Manga comprida de presunto, franzida e tufada ajustando na parte inferior com punho largo de tecido fromando xadrez e galão idêntico ao das frentes. Costas com abertura idêntica sugerindo casaco e guarnecido com galão preto bordado. Corpo armado com barbas pelo interior. Aperta na frente com colchetes de metal. Forro de tafetá de seda azul escura. Fita de cintura de seda creme lavrada com inscrição bordada: "Serra & Cia/Lisboa".
-
-
Origem/Historial: Pertenceu à família do doador.
Terá pertencido a Maria Rita da Conceição (1808-1894), tia-tetravó do doador, de Almada. Casou em 1835 com Manuel José Gomes (1802-1881), vereador da Câmara Municipal de Almada e abastado industrial de moagem, fundador da Fábrica do Caramujo. Tiveram nove filhos, entre os quais Madalena Cecília Gomes Ahrends (1853-1940), a quem terão pertencido peças desta mesma doação Passanha Guedes.
Para a história da família, ver a monografia:
Cabral, António José, “História de uma Casa de Família. A casa da Rua de São Caetano nº 2, em Lisboa”, Edição de autor: António José Cabral, 2024.
-
Incorporação: Luís Filipe Passanha Guedes
-