Corpo de vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 27004
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1890/1900
-
-
Técnica: Tecido canelado; gorgorão; tafetá; mousseline.
-
Dimensões (cm): Comp. Manga: 57 x Alt. 39 x Larg. Ombro: 38
-
Descrição: Corpo de vestido formado por tiras de seda canelada preta com aplicações de forma oval de plástico cinzento, alternadas com tiras de mousseline de seda preta totalmente franzidas, guarnecidas com rouche da mesma mousseline. Decote quadrado à frente e atrás, guarnecido com galão de seda e rouche de mousseline pretas.
Aberto na frente. Na frente sobre o lado direito, aplicação da mesma seda canelada, recortada e com aplicações plásticas que se prolonga para baixo da cintura em grande faixa, guarnecida no lado exterior com rouche idêntico ao anterior. Manga comprida com punho de gorgorão de seda preta com aplicações ovais de plástico cinzento e aplicação de rouche de mousseline de seda preta formando recortes. Extremidade inferior do corpo guarnecida com fita de seda preta. Forro de tafetá de seda preta. Aberto no decote com um colchete de metal oxidado.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu à Viscondessa de Mariares D.Catarina Amélia de Vasconcellos de Azevedo e Silva (trisavó do doador).
-
Incorporação: Luis Filipe Cardim
-