Tapete de Arraiolos
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 14437
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1650/1700
-
-
Técnica: Tafetá.
-
Dimensões (cm): Comp. 295 x Larg. 114
-
Descrição: Tapete de Arraiolos em lã e tafetá de linho.
Campo envolvido por uma linha constituída por duas linhas de cores diferentes (1 cm de largura) e o fundo é azul escuro.
Está preenchido com três grandes florões (dez) que talvez tenham sido definidas por fita. Têm o fundo em cor de tijolo escuro e estão preenchidos com motivos vegetalistas geometrizados, organizados a partir dum centro cujo motivo não é reconhecível. Os troncos são a verde seco, contornados a amarelo torrado escuro e rematam com flores em plano nos mesmos amarelos e tijolo contornados a verde, sobre os eixos transversais, por flores com azul idêntico ao do fundo com centro na referida cor tijolo. O campo apresenta uma decoração vegetalista e animalista.
Nas bissectrizes dos cantos está colocado um curto ramo florido, ladeados de elementos vegetais geometrizados e por dois pássaros em afrontamento. Motivos vegetalistas dispõem-se nos topos, vendo-se sobre o eixo longitudinal uma grande flor em plano, ladeada por duas hastes esquemáticas e duas flores idênticas. Sobre as laterais sucedem-se também os motivos vegetalistas e, entre cada medalhão temos novamente outros dois idênticos mas mais pequenos no topo, encimados por uma flor. Barra composta por uma sequência de dois motivos que se repetem alternadamente. Um é uma grande flor sobre um fundo verde e um cesto. O outro, muito mais destruído, sugere ser uma flor diferente e mais pequena. O ritmo parece ser marcado por pequenos motivos (jarras pequenas) dispostos nos cantos.
A peça é composta por três panos em largura unidos pelas ourelas. O pano mais estreito apresenta uma costura a meio.
-
-
-
Incorporação: Casa Antiquália
-
Bibliografia
- PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - Roteiro: Museu Nacional do Traje. Lisboa : Instituto Português de Museus, 2005.