Descrição: Pedra de armas em calcário (pedra de Ançã) com policromia. Trata-se de um escudo clássico, sem elmo, nem cartela, seguro por um anjo. Composição partida: Cogominho, Pinheiro e Lobo.
Origem/Historial: Pedra de armas que estava montada na capela tumular dos Pinheiros, na qual também se encontravam as esculturas de Nossa Senhora e S. João Evangelista, das Santas Mulheres e de Nossa Senhora da Piedade.
Incorporação: Pedra de armas que pertencia à Capela tumular dos Pinheiros, Igreja de N.º S.ª da Oliveira, Guimarães.
Bibliografia
CRAESBEEK, Francisco Xavier da Serra - Memórias Ressuscitadas da Província de Entre-Douro-e-Minho no ano de 1726. Ponte de Lima: Edições Carvalhos de Basto, 1992
Guimarães, o labor da Grei. Guimarães: Francisco Martins, 1928.
GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães: Guia de Turismo. 2ª edição. Guimarães: Câmara Municipal, 1953.
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira: Guimarães. "Boletim da Direcção Geral dos Edificios e Monumentos Nacionais". Lisboa: DGEMN. Nº 128 (1981)
NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da - Pedra de armas e armas tumulares do distrito de Braga: cidade de Guimarães. Braga: Assembleia Distrital, 1981. Vol. 7, tomo 1.
GRAÇA, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo – Angelorum. Anjos em Portugal = Angels in Portugal. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2012.