Pedra de Armas
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS L 43
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 108 x Larg. 69 x Prof. 20
-
Descrição: Pedra de armas com escudo francês e elmo com paquife, virol e timbre. Escudo de composição esquartelada com a leitura: Cardoso e Amaral. Timbre de Cardoso.
-
-
Origem/Historial: O vínculo do paço de Nespereira com a Capela de N.ª S.ª da Conceição no Claustro da Colegiada, foi instituído por Pedro Cardoso do Amaral e sua mulher, D. Isabel de Carvalho. Esta Capela fundada no séc. XVI, desapareceu com a reforma realizada na Igreja da Colegiada desde 1830 e 1837, sendo o altar chamado à frente e reformado. Dela apenas restou, durante vários anos, uma das paredes laterais, que confrontava com a porta que da rua da Sr.ª da Guia dava para o Claustro, a qual parede foi demolida aquando das obras de restauro do Claustro iniciadas em 1928.
-
Incorporação: Desconhece-se o modo e data de incorporação da pedra de armas no M.A.S.
-
Bibliografia
- MORAES, Maria Adelaide Pereira de - Capelas vinculadas na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. "Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada: actas". Guimarães: Comissão do Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada, 1981. Vol. 2.
- NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da - Pedra de armas e armas tumulares do distrito de Braga: cidade de Guimarães. Braga: Assembleia Distrital, 1981. Vol. 7, tomo 1.