Livro de Cantochão
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS LC 2
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1610a.C/1614
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 50 x Alt. 9,5 x Larg. 71,5
-
Descrição: Identidade [Gradual Temporal]:
O livro tem encadernação de pasta de madeira revestida a couro, com frisos gravados a seco e em estado de conservação um pouco deteriorada. À lombada, já descolada, já faltam partes de couro. A parte exterior do couro das pastas encontra-se em estado de corrosão pelos insectos. O couro fixa-se às pastas através de ferros cravados, quatro por pasta e uma ferragem losangular ao centro. Conservam-se ainda os quatro ferros da pasta superior, faltando só a ferragem central; na pasta inferior já não existem. Os quatro cantos do livro possuíram ferragens, confirmadas unicamente pelos vestígios. Possuiu dois fechos de que se conserva também os vestígios.
Escritos em ambas as páginas, a tinta não trespassa para o outro lado dos fólios. Os fólios encontram-se em bom estado de conservação, todos legíveis e com numeração árabe de 4 a 172. A um outro fólio foram cortadas partes das margens que foram posteriormente repostas através de colagem (fólios 5, 14, etc). Alguns possuem rasgões, regra geral nas margens, com especial relevo para o fólio 64, cujo rasgão longitudinal é de dimensões maiores. Pequenos rasgões mais antigos foram cosidos a linha. Não afectam em nenhum dos casos o conteúdo. Alguns desses remendos em pergaminho, foram colados com muita perfeição (fólio 40). As partes "peleiras" dos pergaminhos, de uma maneira geral, encontram-e todas bastante amarelecidas. Os O's dos fólios 119v, 120, 139v e 140, foram cheios a tinta laranja.
Ao fólio 140v foi acrescentada uma pauta suplementar para acrescentar ao Tractus o texto "totta die constituebant (prelia)". Ao fólio 164 foi raspada a música e texto de meio fólio (antes da indicação ritual de Sabbath Sancto.
Foram retirados ao livro os três fólios iniciais, para além dos fólios com os números 25, 170, 171. A falta dos três primeiros, prejudicou parte do Próprio da Missa do 1º Domingo da Quaresma. O fólio 1, cortado na sua parte superior, foi colado sobre papel e escreveram o texto e a música em falta do Introitus. Parece ser o fólio de rosto: o papel ligeiramente descolado permite a leitura de algum texto: «Pr[oprium Missarum de]tempo[re].
-
-
-
-
Bibliografia
- MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.