Livro de Cantochão
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS LC 7
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1613
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 50 x Alt. 10 x Larg. 70
-
Descrição: Identidade [Kyrial Misto]:
O livro tem encadernação de pasta de madeira revestida a couro em estado de conservação razoável, com excepção da parte superior externa de ambas as pastas que foi corroída pelos insectos. O couro fixa-se às pastas através de ferros cravados, quatro por pasta e uma ferragem losangular ao centro. A pasta inferior conserva-os todos; a superior só conserva um ferro. A lombada encontra-se em bom estado.
Escritos em ambas as páginas, a tinta não trespassa para o outro lado do fólio. O primeiro fólio enuncia o conteúdo do livro: «In hoc libro continentur sequentia Kyrios, GL[or]ias, Credos, Sanctus, Agnus, Officium defuncto[rum] et in fine Invitatoria / Anno D[omi]ni 1613».
Com excepção dos dez primeiros, os fólios encontram-se em bom estado de conservação, todos legíveis, mas a maior parte deles descolados e soltos. Os dez fólios iniciais encontram-se deteriorados pela humidade na parte superior externa, sem, no entanto, afectar ainda a sua legibilidade.
O livro contém numeração romana de 1 a 134. Contém erros em dois fólios: indica o número 97 para o 96 e o 107 para o 105. Porque ao último salmo invitatório falta o final, não se pode saber com certeza quantos fólios foram retirados a este livro. O livro contém um "caderno" interpolado na sua sistematização. Como interrompe a numeração, consideram-se com o mesmo número do anterior, o fólio 59, acrescentando-se as letras minúsculas de a a i.
-
-
-
-
Bibliografia
- MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.