Descrição: Identificação [Antifonário Temporal]:
O livro tem encadernação de pasta de madeira revestida a couro com frisos gravados a seco, em razoável estado de conservação. O couro fixa-se a ambas as pastas através de ferros redondos cravados, quatro nos cantos e um ao centro. A sua existência só se confirma pelos orifícios ainda visíveis e pela marca arredondada nos locais onde existiram. Possuiu um reforço nos cantos exteriores das pastas, de que se não pode determinar o material. Possuiu dois fechos de que conserva ainda vestígios. Os primeiros oito fólios encontram-se já bastante corroídos em toda a sua parte exterior; os cantos superiores externos dos restantes fólios apresentam já início de corrosão. Esta corrosão dos cantos fez desaparecer a sua numeração em romano. O primeiro com a numeração visível é o fólio 65. Muitos deles apresentam-se restaurados através da aplicação de remendos em pedaços de pergaminho que foram colados ou cosidos a linha. O fólio 87 apresenta um grande rasgão na parte inferior. Nalguns fólios a tinta começa a desaparecer, dificultando a sua leitura (80). Devido às alterações litúrgicas que se deram ao longo do tempo, este livro foi sujeito a correcções, na maior parte das vezes através de aditamentos de texto.
Os fólios não são todos da mesma espessura. Nos mais finos, notam-se transparências do conteúdo da página oposta (55).
Porque se conseguiu identificar os fólios desaparecidos, considerou-se para efeito de identificação a numeração existente no livro. Os fólios desaparecidos, num total de 25, são os seguintes: do número 22 ao 35 (14), o fólio 60, os fólios de 91 a 94 (4) e de 106 a 111 (6).
Os fólios foram aparados nas margens, o que se comprova por faltarem as letras em algumas anotações feitas nas margens exteriores, provando também que a encadernação é posterior. Embora sem indicação de autoria, a notação musical e a decoração são idênticas assinadas pelos religiosos frei António Pais de Coimbra e padre frei Jorge de Santarém.
Bibliografia
MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.
FERREIRA, Manuel Pedro-Harmonias do Céu e da Terra: Música nos manuscritos de Guimarães (século XII -XVII). Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 2012.