Livro de Cantochão
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS LC 13
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1614
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 50,5 x Alt. 60 x Larg. 72
-
Descrição: Identidade [Gradual Temporal]:
O livro tem encadernação de pasta de madeira revestida a couro com frisos gravados a seco e em estado de conservação já deteriorada. À pasta superior, especialmente, falta já a parte de baixo do couro, destruída pelos insectos. Na madeira a descoberto, observam-se túneis da sua passagem. A lombada mantém-se, mas desapareceram-lhe os extremos. O couro fixa-se às pastas através de ferros cravados, quatro por pasta e uma ferragem losangular ao centro. Conservam-se três deles em cada pasta e a ferragem do centro; a ferragem central da pasta inferior encontra-se danificada. Os quatro cantos do livro possuíram ferragens, de que só restam os vestígios.
O primeiro fólio enuncia o conteúdo do livro: «Quarta pars propriu(m) Missarum de tempore Anno D(omi)ni 1614». Escritos em ambas as páginas, a tinta não trespassa para o outro lado dos fólios, com excepção de alguma transparência nalguns deles. Apresentam-se com numeração árabe, de 1 a 114. Deverão faltar-lhe 3 fólios, os suficientes para completar o Ofício do último domingo que acaba a meio do Graduale. Foi-lhe acrescentado um índice do conteúdo que teria estado colado na contracapa da pasta superior. Agora encontra-se solto. Está intitulado: "[Quarta] parte missarum" e encontra-se bastante comido pelos insectos. Os fólios encontram-se todos legíveis, muitos deles soltos da cosedura e outros com pintas roxas de humidade. Os primeiros dez e os quatro últimos fólios, a corrosão começou a afectar-lhes a parte inferior externa. Muitos deles encontram-se bastante amarelecidos, mas ainda com boa legibilidade. Alguns fólios apresentam pequenos remendos em pergaminho. É notável a perfeição do remendo do fólio 104. Alguns pequenos rasgões foram cosidos a linha. Nalguns fólios do livro também é visível o início da corrosão pelos insectos (fólios 35 e ss).
-
-
-
-
Bibliografia
- MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.