Livro de Cantochão
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS LC 16
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Coimbra, António Pais de; (Copista)
Jorge de Santarém, Frade (Iluminador)
-
Datação: 1533/1550
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 37 x Alt. 6,5 x Larg. 53,4
-
Descrição: Identidade [Kyrial Misto]:
O livro tem encadernação em pastas de papel revestidas a couro, com frisos gravados a seco. De um modo geral, as pastas de madeira das capas resistiram ao tempo, o mesmo não acontecendo ao revestimento em couro, rasgado, e especial o das lombadas. Mantêm-se visíveis as ornamentações dos frisos rectangulares, gravados a seco e os vestígios dos ferros comprovam-se pelas marcas que deixaram no couro. Este livro tem vestígios de ferragens, mas também já não conserva nenhuma delas. Dos seus dois fechos só são visíveis os vestígios na pasta superior. O livro contém muitas interpolações de fólios com notação musical diferente da original. Os fólios foram aparados nas margens superior e exterior, porque as informações aí anotadas estão incompletas e a margem inferior, especialmente em alguns dos fólios acrescentados, é nitidamente maior. Este facto prova uma encadernação posterior.
Muitos fólios apresentam-se já bastante danificados nos cantos superior e inferior, corroídos pela humidade. Nesses cantos, por vezes, perdeu-se já o conteúdo musical ou parte da informação ritual. Possui numeração árabe posterior por página, e não por fólio.
Os fólios originais têm todas as iniciais cuidadosamente iluminadas, em contraste com os fólios acrescentados com iluminação mais pobre. Nas duas antífonas para a benção da água e a partir dos Agnus Dei, o livro apresenta barras de divisão desenhadas e decoradas com motivos variados. Possui um selo autocolante da Câmara de Guimarães.
-
-
Origem/Historial: Livro de Cantochão com data provável situada entre 1533 e 1547 e que pertenceu ao Mosteiro Jerónimo de Santa Marinha da Costa, Guimarães.
-
-
Bibliografia
- MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.