Livro de Cantochão
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS LC 19
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 510 x Alt. 11 x Larg. 67
-
Descrição: Identidade [Gradual Santoral]:
O livro tem encadernação de pasta de madeira revestida a couro com frisos gravados a seco e em estado de conservação razoável. Ainda conserva a lombada, mas um pouco deteriorada nos seus extremos. O couro fixa-se às pastas através de ferros cravados, quatro por pasta e uma ferragem losangular ao centro. A sua existência confirma-se pelos orifícios ainda visíveis, conservando-se ainda um na pasta superior. Os quatro cantos do livro possuíram ferragens, de que conserva uma única no canto superior esquerdo. Possui ainda dois fechos, embora as duas partes da pasta superior se encontrem deterioradas. Escritos em ambas as páginas, a tinta não trespassa para o outro lado dos fólios, devido à sua espessura. Num ou outro fólio aparece já apagada (61). Faltam 34 fólios no início do livro e outros no seu interior: os primeiros 34, os fólios 103, 104, 122 e 123 e os fólios 176, 177 e 178. Conserva ainda vestígios de vários fólios no final do livro, mas é impossível determinar a sua quantidade. Este livro apresenta um erro de numeração: do fólio 168 avança para o número 170.
Os fólios, embora muitos deles bastante denegridos, encontram-se em bom estado de conservação, legíveis e com numeração árabe. Em muitos deles já é visível o início de destruição pelo "bicho" especialmente no rebordo inferior da maior parte dos fólios e no lado superior de bastantes (85 e ss). Alguns fólios foram restaurados com remendos colados ou cosidos a linha (fólios 62, 82, 93, 137, etc.). Alguns já se encontram bastante deteriorados como é o caso dos fólios 80, 82, 137, 141, 159. No fólio 102 foi raspado o seu conteúdo e escrito outro texto e música. Ao fólio 147 foi-lhe cortada a iluminura, afectando o conteúdo do fólio de ambos os lados.
-
-
-
-
Bibliografia
- MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.