Livro de Cantochão
-
Museu: Museu de Alberto Sampaio
-
Nº de Inventário: MAS LC 22
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16/17
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 34,5 x Alt. 75 x Larg. 50,8
-
Descrição: Identidade [Kyrial]:
Livro encadernado em pasta de madeira, revestido a couro com frisos gravados a seco. O couro fixou-se à madeira através de cinco ferros redondos cravados, quatro nos cantos e um ao centro de que se conservam ainda dois na pasta superior e um na inferior.
Ambas as pastas se encontram em péssimo estado, bem como todo o livro em geral. Da pasta inferior, descolada, já só existe a metade exterior. Ao livro original em pergaminho foram acrescentados dois cadernos em papel (um no início e outro no fim] em pauta negra de quatro linhas e cinco por página. Os fólios encontram-se todos em muito mau estado de conservação, colados uns aos outros pela humidade. Os danos dos fólios reflectem-se principalmente em toda a sua parte exterior esquerda e já com grande extensão de estragos em que se perdeu uma boa parte do conteúdo. Conservam-se ainda 32 fólios em pergaminho e seis folhas de papel no início e três (ou o que resta delas) no final. Os fólios de papel são de dimensões mais reduzidas e de dois tamanhos: as folhas iniciais: 430 x 275 mm; as folhas finais: 470 x 340 mm.
-
-
-
-
Bibliografia
- MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.