Lenço de namorados/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 389
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Tafetá; bordado.
-
Dimensões (cm): Alt. 79 x Larg. 74
-
Descrição: Lenço de namorados de tafetá de linho branco bordado com fio de seda amarela a pontos cheio, crivo e ilhós.
Forma quadrangular, recortado nas extremidades. A decoração localiza-se ao centro e ao longo das barras, com maior densidade nos cantos. A quadra está disposta dos lados, sobre as axiais. O motivo central é formado por por uma coluna baixa sobre a qual estão colocados dois corações unidos lateralmente. Os centros estão unidos por um arco florido, do qual sai um arco florido completo suspenso dos bicos de dois pássaros afrontados. O conjunto está inserido numa cercadura circular, em oito lóbulos definidos por meios arcos. Nas junções dos arcos estão bordados motivos lanceolados alongados, ladeados por motivos vegetalistas. Na cercadura lateral, o recorte está debruado a fio de seda amarela com um duplo ramo florido arqueado nas junções alternadas dos lóbulos. Na diagonal, está bordada uma albarrada florida.
A quadra está inscrita sobre a cercadura, em letras maisúsculas: "PARA DOMINA MEU PEITO // SÓ EMTI FIZ ENLEÇAÓ // TOMA POCE DA MINHA ALMA // DOMINA MEU CORASÓ".
-
-
-
Incorporação: Augusto Piteira
-
Centro de Fabrico: Minho
Bibliografia
- DURAND, Jean-Yves (org.) - "Os Lenços de Namorados": Frente e Verso de um produto artesanal no tempo da sua certificação". Vila Verde : Câmara Municipal de Vila Verde, 2006. ISBN 972-96776-6-2