Lenço de namorados/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 21102
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Cambraia; bordado manual.
-
Dimensões (cm): Alt. 84,5 x Larg. 87
-
Descrição: Lenço de namorados de forma quadrangular, de cambraia de algodão branco com bordado manual executado com fio de algodão vermelho e azul a ponto de cruz, formando decoração floral e vegetalista. Motivo central representando barco/veleiro com três mastros. Na popa, bandeira com dois corações unidos encimados por coroa. No casco, frase bordada "LICENÇA, VEM" e junto aos mastros as iniciais "M", "C" e "L".
Sob o motivo central, palavra "ESPERANÇA" bordada a vermelho e rectangulo bordado contendo a quadra "VAITE LENÇO VENTUROSO / AS MÃOS DE MEU BEM PARAR / PEDE-LHE POR PIEDADE / QUE DE MIM SE QUEIRA LEMBRAR".
Em cada um dos cantos está bordada uma frase diferente, a ponto de cruz com fio de algodão vermelho:
"ENTRE DESEJOS E SUSTOS / DE CUIDADOS ASSALTADA / GIRA, INQUIETA E SEM DESCANÇO / A MINHA ALMA APAIXONADA". "PORQUE QUIZ O CEO QUE FOSSE / A TANTA GLÓRIA EXALTADA / SE HAVIA DESPOJAR DELLA / A MINHA ALMA APAIXONADA". "ANTES POR VIVA SAUDADE / APURADA A ESTIMAÇÃO / VEREI ACABAR COM GLÓRIA / A CRUEL SEPARAÇÃO". "EMBORA DE TI ME AFASTE / POR ESSA IMMENSA EXTENÇÃO / TERÁ FIM, TALVEZ NÃO TARDE / A CRUEL SEPARAÇÃO".
-
-
-
Incorporação: Zette Vaz Pinto
-
Centro de Fabrico: Minho
Bibliografia
- DURAND, Jean-Yves (org.) - "Os Lenços de Namorados": Frente e Verso de um produto artesanal no tempo da sua certificação". Vila Verde : Câmara Municipal de Vila Verde, 2006. ISBN 972-96776-6-2