Descrição: Flauta de formato tubular, em madeira de marmeleiro, torneada, de cor castanha escura, com bocal em bisel onde se incorpora um taco de madeira de jeito a apertar a entrada deixando uma estreita fenda para a passagem do ar. Apresenta três oríficios melódicos: dois na face superior para os dedos indicador e médio; e um na face inferior para o polegar. Encontra-se decorada por incisões, ao longo de sua secção, representando motivos geométricos e figurativos, já bastante imperceptiveis, e ainda um aplique em estanho, colocado em seu torno sensivelmente a meio.
Origem/Historial: Instrumento musical recolhido no âmbito do projecto de investigação sobre o tema "Instrumentos Musicais Populares Portugueses", desenvolvido pelos Serviços de Música da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado por Ernesto Veiga de Oliveira entre os anos de 1960/1965.
Instrumento tipicamente utilizado pelos tamborileiros acompanhando o "Tamboril". É também designado por "Flauta de tamborileiro" ou "Flauta pastoril".
Bibliografia
BRITO, Joaquim Pais de; e outros (coords.) - Portugal Com'tacto -Contrastes. Lisboa: MNE, 1993
CAIADO, José Pedro - "Guia dos Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses" in Boletim APEM, 68. Lisboa: APEM, 1991