Descrição: Castanholas de formato esferóide, compostas por dois pares de elementos côncavos, simétricos e justapostos, com pala triangular no topo superior entrando pela concha, em madeira de cor castanha clara. Encontram-se unidos por tira de couro que atravessa a pala através de dois orifícios nela existentes. Esta tira possui pontas compridas, alargando-se na extremidade e formando aí, em seu centro e por meio de picotado, um desenho figurativo de um ... Ver maiscoração com aplique de metal a cor preta no centro. Apresenta ainda decorações incisas, em seu corpo, de motivos florais, e na zona da pala, um coração. Um dos pares tem estas incisões preenchidas a tinta de cor azul.
Origem/Historial: Instrumento musical recolhido no âmbito do projecto de investigação sobre o tema "Instrumentos Musicais Populares Portugueses", desenvolvido pelos Serviços de Música da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado por Ernesto Veiga de Oliveira entre os anos de 1960/1965.
Custo: 100$00
Bibliografia
CAIADO, José Pedro - "Guia dos Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses" in Boletim APEM, 68. Lisboa: APEM, 1991
CORREIA, Vergílio (*) - "Castanholas enfeitadas" in Etnografia Artística Portuguesa. Barcelos: Companhia Editora do Minho, 1937