Descrição: Cântaro de base convexa e em forma de calote esférica, estreitando com um colo cilíndrico que termina num bordo saliente de recorte redondo.
O exterior é ornamentado com motivos geométricos impressos e incisos desde o bordo até à base inclusive. A base está ornamentada com linhas paralelas concêntricas, das quais surgem linhas em ziguezague A parte inferior do bojo é composta de linhas paralelas transversais, encimadas por semicírculos que na sua união perfazem um rendilhado. O bojo é dividido simetricamente por um conjunto de faixas paralelas transversais. Na parte superior do bojo, salientam-se faixas curvas, oblíquas, longitudinais e alguns semicírculos. No colo destacam-se segmentos rectilíneos paralelos transversais que abraçam o bojo. O interior das linhas que compõem as faixas, está preenchido com traços oblíquos incisos de linhas ponteadas e com triângulos impressos.
Quanto à cor, apresenta tons acastanhados e cinzentos a contrastar com as manchas brancas da argila designada pelo nome de (lila) que dá cor aos ornamentos.
Bordo diâmetro (cm): 22
Bojo diâmetro (cm): 40
Origem/Historial: Segundo a ficha dactilografada do MNE, a tinta branca (lila) que é uma terra argilosa que contém muito material caulínico, já está um pouco gasta pelo uso, mas a decoração é uma das mais bonitas. O brilho metálico da tinta preta (unu) ainda existe.
Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido
Bibliografia
DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
Modernismo e Arte Negro-Africana. Lisboa: Museu de Etnologia, 1976
POVOS E CULTURAS. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar/ Museu de Etnologia do Ultramar, 1986