Cântaro
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AA.177
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Transportes
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 18,5 x Prof. 17
-
Descrição: Cântaro de base convexa, seguida de um bojo em forma de calote esférica, estreitando na parte superior num colo cilíndrico, que termina com um bordo saliente de recorte plano.
O exterior é ornamentado com motivos geométricos impressos e incisos da base até ao bordo. A base é composta por uma faixa circular de onde emanam várias faixas longitudinais em ziguezague que atingem à volta de três terços da parte inferior do bojo que termina com uma faixa transversal. Ao atingir a meia altura do bojo encontram-se vários losangos unidos nos vértices, constituindo uma faixa transversal, encimada por duas faixas paralelas transversais. Na parte superior do bojo, são de salientar linhas paralelas longitudinais, oblíquas, e também semicírculos.
O interior das linhas que compõem as faixas, estão preenchidos com traços oblíquos de linhas ponteadas incisos e também com triângulos impressos. No colo os motivos referem-se a segmentos rectilíneos paralelos transversais que abraçam o bojo.
Quanto à cor, apresenta um tom castanho com manchas pretas, contrastando com a cor branca da argila (lila) que dá cor aos ornamentos.
Bordo diâmetro (cm): 15
Bojo diâmetro (cm): 23
-
-
-
Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
- GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966