Descrição: Lamelofone exibindo base sonora de formato trapezoidal, em madeira, escavada no seu interior, pelo topo inferior, até sensivelmente a meio.
Apresenta na face superior um conjunto de 22 lamelas de ferro, dispostas em duas filas sobrepostas, que assentam sobre dois cavaletes: o superior, feito em madeira; e o inferior, situado mais abaixo, feito de uma placa de ferro encaixada num sulco aberto no suporte de madeira. O travessão de aperto das lamelas, que se encontra a meio dos cavaletes, é feito de um ferro fixo à tábua por intermédio de fios de arame.
A face superior da tábua apresenta, nas duas extremidades laterais, rebordos proeminentes, remanescentes do rebaixo do próprio corpo do instrumento.
Nesta mesma face apresenta ainda uma placa de folheta sobre a qual estão colocadas cápsulas de garrafas, que servem de elementos vibratórios, dispostas em duas filas de cinco cada uma, fixas por meio de cordel e contas de cor amarela que as encimam. Esta placa encontra-se presa por uma corda que atravessa o corpo do instrumento, travada, em ambos os lados, por um travessão de ferro.
A face inferior da tábua apresenta-se desbastada a meia largura no topo superior, encontrando-se logo abaixo uma placa de metal através da qual passam os fios de arame que fixam o travessão de aperto das lamelas, disposto na face superior.
O lamelofone encontra-se colocado dentro de uma cabaça de secção semiesférica, com bordo revestido por tiras de material vegetal. Na sua face exterior apresenta duas filas de cápsulas de garrafas, fixas por intermédio de cordel e contas coloridas que as encimam. Por debaixo da cabaça encontra-se ainda uma corda que possivelmente serviria para fixar o instrumento.
Base sonora (cm):
comp. - 21,5
larg. - 16
Ressoador (cm):
alt. - 16
diâm. - 25
Origem/Historial: Nº de colecção - M. 3(a)
Bibliografia
BOREL, François - Les Sanza. Neuchâtel: Musée d'Ethnographie, 1986
DIAS, Margot - "Os Instrumentos Musicais de Moçambique" in Geographica: Revista da Sociedade de Geografia de Lisboa, Ano II, N.º 6. Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa, 1966
DIAS, Margot - Instrumentos Musicais de Moçambique. Lisboa: IICT/CACS, 1986
KUBIK, Gerhard - "African and African American Lamellophones: History, Typology, Nomenclature, Performers, and Intracultural Concepts" in Turn Up The Volume! A Celebration of African Music (Jacqueline Cogdell DjeDje, ed.). Los Angeles/California: UCLA Fowler Museum of Cultural History, 1999
KUBIK, Gerhard - Kalimba, Nsansi, Mbira - Lamellophone in Afrika. Berlim: Museum Für Völkerkunde, 1998
KUBIK, Gerhard - Lamelofones de Moçambique e Angola. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 2002
KUBIK, Gerhard - Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 2002
KUBIK, Gerhard - Natureza e Estrutura de Escalas Musicais Africanas. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
NEVES, Clara Rosa - Percursos da Percussão. Lisboa: M.N.E., 1992
PEREIRA, Benjamim; Morais, Domingos & Caiado, José Pedro - Exposição de Instrumentos Musicais de Moçambique. Lisboa: MNE/OIKOS, 1994
SANTOS JÚNIOR, Norberto - "Contribuição para o estudo dos instrumentos musicais dos indígenas de Moçambique - a chitata" in Revista da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar (Garcia de Orta), Vol. 6, N.º 2. Lisboa: Instit. de Antropologia "Dr. Mendes Correia" Univ. do Porto, 1958
Exposições
Percursos da Percussão
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
Exposição Física
Instrumentos Musicais de Moçambique
Espaço OIKOS, Lisboa
Exposição Física
Na Ponta dos Dedos: lamelofones do Museu Nacional de Etnologia