Yaupe da máscara de Eyusi macho

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: BB.834
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Ritual
  • Autor: Itsautaku (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Alt. 126 x Diâm. 24,5
  • Descrição: Yaupe da máscara de Eyusi macho constituído por um segmento de secção circular em madeira. Uma das extremidades apresenta-se recortada diagonalmente, e a outra é formada por cinco segmentos circulares em madeira, aos quais está fixo, através de fibras de buriti, um aro. Os cinco segmentos e o aro servem de eixo a um revestimento de fibras, em certas partes revestido com pigmento vegetal preto, assumindo esta extremidade a forma de cone invertido. A peça é ainda constituída por um pássaro talhado numa só peça em madeira, pintado com pigmento vegetal preto e pigmento vegetal vermelho. Este encaixa-se num segmento recto em madeira, que numa das extremidades apresenta fixadas várias fibras de buriti, pintadas com pigmento vegetal vermelho, que representam as asas. O segmento que serve de suporte ao pássaro é colocado na extremidade em forma de cone invertido. Pássaro comprimento (cm): 19,2
  • Origem/Historial: Peça sem uso, adquirida directamente ao fabricante. A peça foi encomendada por Aristóteles Barcelos Neto a partir de um sonho do xamã. Nota informativa sobre a constituição da Colecção Wauja 2000: O projecto de constituição de uma colecção etnográfica entre os índios Wauja, um povo de língua Arawak, estabelecido unicamente nas proximidades da margem direita do rio Batovi, na região ocidental da bacia dos formadores do rio Xingu, no Estado de Mato Grosso, na Amazónia Meridional, foi desencadeado pelo MNE, conduzido no terreno pelo antropólogo Aristóteles Barcelos Neto e apoiado financeiramente pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, durante o ano de 2000. A formação desta colecção resultou da conjuntura particular da preparação da exposição Os Índios, Nós. Refira-se que nesta conjuntura aquela Comissão foi parceira financeira no projecto da exposição. A investigação no terreno ficou a cargo do antropólogo Aristóteles Barcelos Neto, uma vez que já tinha realizado trabalho de campo na aldeia Wauja do Alto Xingu, em 1998, a partir do qual elaborou a tese de mestrado Arte, estética e cosmologia entre os Índios Waurá da Amazônia Meridional (1999), defendida na Universidade Federal de Santa Catarina. Constituiu ainda, no mesmo território e entre o mesmo grupo, uma colecção etnográfica para o Museu de Arqueologia e Etnologia da Bahia. Baseando-se na sua própria experiência e conhecimento da tribo elaborou um projecto para o MNE, intitulado Cultura material amazónica: sociologias e cosmologias nativas. O objectivo fulcral da investigação assentou na formação e documentação de uma colecção sistemática de artefactos, representativa da cultura material dos índios Wauja do Alto Xingu. A colecção, constituída por 578 peças, abrange todas as classes de artefactos excepto a plumária, devido às actuais leis brasileiras que proíbem a sua exportação.
  • Incorporação: Anterior proprietário: Itsautaku

Bibliografia

  • NETO, Aristóteles Barcelos, Arte, Estética e Cosmologia entre os Índios Waurá da Amazônia Meridional. Florianópolis: UFSC, 1999 (Policopiado)
  • RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988

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