São João Evangelista em Patmos
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 34
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: Madeira de castanho
-
-
Dimensões (cm): Alt. 69 x Larg. 43
-
Descrição: Figuração de São João Evangelista em Patmos, escrevendo o Apocalipse.
Num fundo paisagístico, de referência flamenga, evocador da praia da ilha de Patmos, que "era pouco mais do que um rochedo", impõe-se, destacando-se da mesmo, a figura do santo Evangelista. Sentado, a 3/4, encostado a uma árvore. Veste túnica talar de um vermelho vivo e um manto caido sobre as costas. Figura de longas barbas e de expressão espiritualizada, dirigida ao Céu. No colo segura o livro onde escreve com a pena que segura numa das mãos. Ladeia a figura do Santo a águia, segurando, no bico, o tinteiro.
No plano superior, à esquerda, sobre um intenso clarão, surge o dragão de sete cabeças, descrito no Apocalipse, sobrepujado pela presença discreta da Virgem, vestida de branco e de mãos postas em atitude de oração.
A pintura apresenta uma moldura entalhada, com motivos vegetalistas policromados de dourado, vermelho e verde, com remate superior curvo, decorado com putti e querubins.
-
-
-
Incorporação: antigo paço Episcopal de Lamego.
-
Bibliografia
- RODRIGUES, Dalila - "Pintura", Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: Museu de Lamego/IPM, 1998
- MACHADO, Ana Raquel dos Santos (2014) - A Arte da Moldura em Portugal durante a Idade Moderna (séc. XVI-XVIII). Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.