Viajantes e pastores em frente a uma taberna. Ruínas romanas
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 46
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Tela
-
-
Dimensões (cm): Alt. 76 x Larg. 100
-
Descrição: Representação de uma feira de animais. Em primeiro plano, cavalos e bovinos sentados ou de pé, vendo-se, do lado direito, um grupo de dois cavalos que se debruçam, comendo feno. O fundo é constituído por arquitecturas, estando, a mais recuada, em ruínas.
Junto a uma das casas, em plano intermédio, provavelmente, uma taberna e um grupo de três figuras sentado, a uma mesa, come uma refeição.
Notável efeito de claro-escuro, contrastando o nível superior da composição, fortemente iluminado por uma luz natural que é dimanada do Céu, com as sombras que dominam o plano inferior, onde se agrupam os animais e as partes térreas das arquitecturas.
-
-
Origem/Historial: Segundo o professor doutor Pavel Stepanek, de Praga, esta pintura é uma cópia do pintor flamengo Pieter van Bloemen (1657-1720).
Esta tela, segundo carta enviada ao Museu de Lamego pelo mesmo professor, foi incluída num trabalho sobre as relações entre Portugal e a República Checa, do qual não possuímos, no entanto, referência bibliográfica.
-
Incorporação: antigo Paço Episcopal de Lamego
-