Máscara de Yuma fêmea

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: BB.719
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Ritual
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Alt. 156 x Larg. 35
  • Descrição: Máscara de Yuma fêmea constituída por dois segmentos em madeira de formato semi-elipsoídal escavados no interior, com as extremidades inferiores de vértices recortados, dispostos frontal e verticalmente, representando o rosto e o corpo da máscara. Estes são unidos lateralmente por fio de buriti, que nas extremidades superiores forma uma alça, que serve para suspender a peça. Os dois segmentos são, ainda, atravessados por diversos feixes de fibras de buriti, unidos entre si, por fios de algodão de cor vermelha, terminando em franjas revestidas com pigmento vegetal vermelho, que representam as barbatanas. No segmento onde é representado o rosto encontram-se, próximo do topo, dispostos simetricamente dois feixes de fibras de buriti, revestidos com pigmento vegetal vermelho e envolvidos com fios de algodão de cor vermelha e fios de buriti. Um pouco mais abaixo figuram dois olhos cilindriformes, feitos de cera de abelha onde são colocados dois pedaços circulares de concha. São, ainda, visíveis quatro orifícios circulares, dispostos verticalmente, por onde saem quatro feixes de fibras de buriti, unidos entre si, com fios de algodão de cor vermelha, terminando em franjas revestidas com pigmento vegetal vermelho, que representam o dorso. No outro segmento são, igualmente visíveis próximo do topo, dispostos simetricamente dois feixes de fibras de buriti, revestidos com pigmento vegetal vermelho e envolvidos, até um terço das suas alturas, com fios de algodão de cor vermelha. Mais abaixo encontram-se dois orifícios de forma irregular. Nas extremidades inferiores dos segmentos são visíveis vários pregos cravejados e orifícios circulares através dos quais passam fios de buriti, que servem de apoio a diversas franjas em buriti, fixadas a um cordão do mesmo material, que as suspende. As franjas são, em certas partes, revestidas com pigmento vegetal preto e pigmento vegetal vermelho. O corpo da máscara é pintado lateralmente com pigmento vegetal preto e pigmento vegetal vermelho, e apresenta um tom lilás. O rosto é pintado com pigmento vegetal preto. Quando a peça é vestida, o segmento que representa o rosto assenta nas costas do indivíduo, o outro segmento que apresenta os dois orifícios de forma irregular é colocado à sua frente, sendo por aqueles que o indivíduo vê o caminho. Corpo da máscara altura (cm): 64
  • Origem/Historial: Segundo Aristóteles Barcelos Neto, o colector, a peça é produzida colectivamente e utilizada pelos homens que participam da festa. Nota informativa sobre a constituição da Colecção Wauja 2000: O projecto de constituição de uma colecção etnográfica entre os índios Wauja, um povo de língua Arawak, estabelecido unicamente nas proximidades da margem direita do rio Batovi, na região ocidental da bacia dos formadores do rio Xingu, no Estado de Mato Grosso, na Amazónia Meridional, foi desencadeado pelo MNE, conduzido no terreno pelo antropólogo Aristóteles Barcelos Neto e apoiado financeiramente pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, durante o ano de 2000. A formação desta colecção resultou da conjuntura particular da preparação da exposição Os Índios, Nós. Refira-se que nesta conjuntura aquela Comissão foi parceira financeira no projecto da exposição. A investigação no terreno ficou a cargo do antropólogo Aristóteles Barcelos Neto, uma vez que já tinha realizado trabalho de campo na aldeia Wauja do Alto Xingu, em 1998, a partir do qual elaborou a tese de mestrado Arte, estética e cosmologia entre os Índios Waurá da Amazônia Meridional (1999), defendida na Universidade Federal de Santa Catarina. Constituiu ainda, no mesmo território e entre o mesmo grupo, uma colecção etnográfica para o Museu de Arqueologia e Etnologia da Bahia. Baseando-se na sua própria experiência e conhecimento da tribo elaborou um projecto para o MNE, intitulado Cultura material amazónica: sociologias e cosmologias nativas. O objectivo fulcral da investigação assentou na formação e documentação de uma colecção sistemática de artefactos, representativa da cultura material dos índios Wauja do Alto Xingu. A colecção, constituída por 578 peças, abrange todas as classes de artefactos excepto a plumária, devido às actuais leis brasileiras que proíbem a sua exportação.
  • Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido

Bibliografia

  • NETO, Aristóteles Barcelos, Arte, Estética e Cosmologia entre os Índios Waurá da Amazônia Meridional. Florianópolis: UFSC, 1999 (Policopiado)
  • RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988

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