Descrição: Representação do martírio de São Sebastião.
O santo figura ao centro da composição, com as costas contra um tronco, enquanto dois arqueiros agachados se ocupam da tarefa de prender as pernas do Santo à árvore. Numa pose de difícil equilíbrio, demarcada pela sucessão de linhas sinuosas, o Santo possui a perna esquerda cruzada sobre a direita, em avanço e fletida e a anca inclinada para a esquerda em contraponto em relação ao movimento do tronco; o braço direito erguido, preso à arvore, ao nível do pulso, e o esquerdo, descaído, preso atrás da árvore. Quase desnudo, enverga um panejamento atado à cintura a cobrir-lhe a nudez. O rosto é sereno e de expressão mística, emoldurado por uma cabeleira dourada encaracolada curta. Aos seus pés, estão dois arqueiros agachados, com o rosto de perfil e os corpos em posição assimétrica: o da esquerda, voltado para o observador e o da direita, de costas. À esquerda, dispõem-se, em aspa, um arco sobre um estojo de flechas prenunciando o martírio, junto a um apontamento de vegetação rasteira.
Em segundo plano, sobre um fundo de paisagem representada sumariamente, à esquerda, surge um grupo de quatro personagens, um casal, na dianteira, agitado e sugerindo aproximar-se em passo apressado do Santo, secundado por duas figuras masculinas em diálogo; à direita, um arqueiro munido de arco e flechas presas à cintura dialoga com uma figura com traje militar romano, a cavalo e ao centro, por detrás do tronco onde está aprisionado S. Sebastião, é visível uma figura masculina desnuda, agachada. A composição é rematada superiormente por um anjo que irrompe de uma nuvem segurando uma palma do martírio e uma coroa.
Pintura de cromatismo quente e vibrante, dinâmica, de perspectiva cónica, com desenho serpenteante e cortes laterais das figuras, que nos remetem para um figurino maneirista.
Origem/Historial: A pintura foi oferecida pela Comissão "Grupo dos Amigos Pro Museu Regional, Biblioteca e Turismo", fundada em 23 de Agosto de 1928.
Incorporação: Grupo de Amigos do Museu de Lamego (fundado em 1928)
Bibliografia
LARANJO, F. J. Cordeiro - Museu de Lamego. Lamego: C.M.Lamego, 1991
Exposições
Finalistas da Escola Artística e Profissional Árvore