Avião
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: AN.200
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Actividades lúdicas
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Dimensões (cm): Comp. 43 x Larg. 37,5
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Descrição: Miniatura de avião constituído a partir de um segmento de madeira único, com formato piramidal. A cauda tem formato quadrangular, com um corte oblíquo numa das arestas. Junto à extremidade inferior possui um rasgo onde está encaixado um outro segmento rectangular, disposto perpendicularmente à cauda.
A meio do comprimento do avião, encontra-se a cabine rectangular, possuindo de cada lado janelas rectangulares e vazadas, e na frente uma janela quadrangular. No topo possui uma tampa também rectangular que assenta no interior da cabine, através de quatro pregos de madeira, dispostos na vertical.
Tanto a parte da frente, como a parte de trás, apresentam um desnível oblíquo relativamente ao corpo do avião. A parte de baixo da cabine é atravessada perpendicularmente por um segmento semi- circular com as extremidades rectilíneas, representando as asas. Na parte de baixo das asas, junto à cabine, estão dispostos verticalmente dois segmentos cilíndricos de madeira que assentam noutros dois segmentos elípticos, dispostos na horizontal, os quais constituem os flutuadores.
No bico do avião encontra-se pregada por um pino de madeira, a hélice, constituída por um segmento elipsoidal.
O avião está decorado com motivos rectilíneos e circulares.
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Origem/Historial: Este brinquedo representa um hidrovião da Força Aérea Brasileira.
Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira:
Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região.
Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios.
Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil.
Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil.
Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia.
A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
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Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
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Bibliografia
- Arte do índio brasileiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, et al, Índios da Amazónia. Lisboa: Museu de Etnologia/ Instituto de Investigação Cientifica e Tropical, 1986
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986
Exposições
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Índios da Amazónia
- Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
- Exposição Física
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Arte do Índio Brasileiro
- Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
- Exposição Física