Descrição: Tábua de pequenas dimensões figurando Santa Isabel de Portugal.
Santa Isabel figura de corpo inteiro, destacando-se de um intenso clarão que lhe serve de fundo, ligeiramente voltada à esquerda, com o hábito das Clarissas e a cabeça coroada. Com a mão direita levanta sobre o regaço uma ponta do hábito, numa possível alusão ao célebre milagre que lhe é atribuído. Na mão esquerda, segura um bordão.
Apesar do estilo miniatural, apresenta um notável realismo com sugestivos efeitos de claro-escuro.
Origem/Historial: De acordo com Vítor Serrão, o Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Sé lamecense, ao tempo do bispo D. Martim Afonso Mexia.
As nove tabuinhas devocionais, de capela privada, figurando santos do hagiológio cristão, que pertencem a este conjunto, pelo seu acabamento mais irregular, serão, por isso, de fatura oficinal. (Serrão, no prelo).
Por outra parte, relativamente à proveniência deste conjunto, no "Guia de Trás-os-Montes", refere-se que pertenceram à capela particular da família Veloso e que se encontravam na casa que possuía na zona do Castelo. (Guia, 1988). De facto, esta família conserva, em casa sita na Rua do Comércio, também em Lamego, cópias de duas das nove pinturas.
Incorporação: Oferta: Família Veloso (Lamego)? / Tansferência: Mitra da Sé de Lamego?
Bibliografia
Guia de Portugal. Trás-os-Montes e Alto Douro. II- Lamego, Bragança e Miranda, vol. 5. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988
LARANJO, F. J. Cordeiro - Museu de Lamego. Lamego: C.M.Lamego, 1991
RODRIGUES, Dalila - "Pintura", Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: Museu de Lamego/IPM, 1998
SERRÃO, Vítor (2014) - "André Reinoso" IN BRAGA, Alexandra (coord) A Sé de Lamego no Museu [catálogo]. Lamego: Museu de Lamego e DRCN. Disponível em: http://issuu.com/066239/docs/asedelamegonomuseu_catalogo_2014-05
Exposições
Oito Obras de Referência. A Sé de Lamego nas Colecções do Museu