Mota
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BC.034
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Actividades lúdicas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 100
-
Descrição: Mota de madeira, constituída por três elementos: a coluna de direcção, o quadro dianteiro e o quadro traseiro, assentes numa base rectangular de madeira recortada em triângulo num dos topos.
A coluna de direcção é formada a partir de um segmento rectangular de madeira, disposto na vertical. No topo possui o guiador, de formato rectangular, estreitando para as extremidades, as quais terminam em bico. A um terço da altura do cabo de direcção, encontram-se pregados outros dois segmentos rectangulares, do mesmo material, cujas extremidades se encontram revestidas a borracha. Lateralmente, estas possuem dois orifícios, nos quais está encaixado um rolamento de ferro, que atravessa a roda dianteira, também em ferro, raiada e revestida a borracha de pneu a toda a sua volta.
O quadro dianteiro é aberto, formado por quatro tábuas pregadas e paralelas à base e a outros dois segmentos rectangulares de madeira: um perto da coluna de direcção, disposto obliquamente, e o outro, junto à parte traseira, disposto verticalmente. Estes são unidos, na extremidade superior por outro segmento semelhante, paralelo à base. A ligação do quadro dianteiro do cabo de direcção, é feita através de duas tiras de borracha, dobradas e pregadas, uma na extremidade inferior e outra na extremidade superior.
O quadro traseiro é formado por uma estrutura rectangular de tábuas pregadas umas às outras, e assentes na base. Possui pregado no topo da estrutura o assento, de forma ogival. Por baixo desta estrutura localiza-se a roda traseira, em ferro, raiada e revestida por borracha de pneu a toda a sua volta. Num dos lados, pregado à base, encontra-se o travão, formado por um mecanismo de três pedaços de madeira ligados entre si: um está pregado à base, dispondo-se perpendicularmente a esta, estando também pregado a outro paralelo àquela, o qual se encontra unido, por sua vez a um terceiro. Os dois últimos segmentos são ligados por uma tira de borracha. O último segmento, lateralmente possui um pedaço de borracha, que faz suspender o andamento, quando se acciona o travão, pela pressão da borracha na roda traseira.
O cabo de direcção possui pregada, na face exterior, a letra "S", em chapa branca.
Diâmetro das Rodas: Dianteiras: 17,5 cm
Traseiras: 19 cm
Comprimento:
Guiador 44 cm
Assento: 45 cm
-
-
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DELAROZIÉRE (*), Marie Françoise - Jouets des enfants d' Afrique, Regards sur les merveilles d'ingéniosité: ÉDISUD, Editions UNESCO, 1999
- MUSEU DO BRINQUEDO - Catálogo Brinquedos do Mundo. Sintra: 2002