Descrição: Pano de formato rectangular em algodão, tecido manualmente e tingido com corantes naturais. É constituído por duas bandas simétricas cosidas no sentido longitudinal e com franjas de fios de teia torcidos nas duas extremidades rematadas por uma faixa transversal de trama suplementar.
O padrão decorativo é simétrico. Cada banda apresenta do centro para a extremidade quatro listras azuis intercaladas por quatro series de quatro listras ocre e pretas, seguidas por três listras ikatadas a preto sobre branco com motivos em ziguezague intercaladas por listras ocre, e por uma faixa ikatada a azul sobre branco com um padrão simétrico de motivos fitomórficos e seguida por três listras ikatadas a preto sobre branco com motivos em ziguezague intercaladas por listras ocre.
As faixas transversais de trama complementar apresentam motivos em "esses" deitados a vermelho sobre fundo azul e branco ladeados por padrões geométricos pretos e azuis sobre fundo ocre.
Origem/Historial: Oferecido a Sarmento Rodrigues e entregue à Agência Geral do Ultramar. Posteriormente entregue ao Museu Nacional de Etnologia