Pente
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: AN.298
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Corpo
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Dimensões (cm): Alt. 16,6 x Larg. 16
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Descrição: Pente de forma rectangular constituído por várias tiras, um segmento cilindriforme e dois segmentos rectos, em bambu.
As tiras apresentam-se dispostas, paralelamente e unidas entre si, em cerca de dois terços da sua altura, por fios de algodão de cor branca e azul que formam um motivo geométrico. Os dois segmentos rectos, dispostos um sobre o outro, são atravessados pelas tiras e fixados a estas por fios de algodão dos mesmos tons. É no segmento cilindriforme que as extremidades das tiras são embutidas. Os segmentos localizados nas extremidades do motivo são, igualmente, unidos entre si, por fios de algodão.
A peça apresenta quatro tiras de maiores dimensões, em relação às outras, dispostas em pares nas extremidades. Os dois pares de tiras encontram-se envolvidos, nos topos, com fios de algodão de várias cores, cujas pontas se encontram pendentes, apresentando diversos tufos de penas de tons branco, castanho-escuro, verde, laranja, amarelo e malhado e uma alça também em fios de algodão.
O motivo geométrico é composto por losangos e linhas angulares dispostos transversalmente.
As tiras são de tom castanho-claro.
Tufo comprimento (cm): 18,5
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Origem/Historial: Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira:
Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região.
Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios.
Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil.
Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil.
Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia.
A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
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Bibliografia
- Arte do índio brasileiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966
- BRITO, Joaquim Pais de, et al (coords), Os Índios, Nós. Lisboa: CNCDP/IPM/MNE, 2000
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, et al, Índios da Amazónia. Lisboa: Museu de Etnologia/ Instituto de Investigação Cientifica e Tropical, 1986
- Museu de Etnologia do Ultramar - Povos e Culturas. Lisboa: JIU/MEU, 1972
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986
Exposições
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Índios da Amazónia
- Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
- Exposição Física
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Arte do Índio Brasileiro
- Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
- Exposição Física
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Os Índios, Nós
- Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
- 30/11/2000 a 3/6/2001
- Exposição Física
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Povos e Culturas
- Galeria Nacional de Arte Moderna, Lisboa
- Exposição Física